Continua após publicidade

Adega ganha espaço no centro da casa

Sala e cozinha convergem harmoniosamente para receber a câmara

Por Por Renato Bianchi
Atualizado em 9 set 2021, 13h39 - Publicado em 7 jan 2017, 20h00

Uma adega no coração do apartamento. Esse era o desejo do casal de proprietários aficionados de vinhos ao planejar a reforma da sua nova morada, em São Paulo. Para materializar o sonho dos clientes, o projeto da CR2 Arquitetura demoliu todas as paredes entre a área de estar e a de preparo de alimentos, mantendo apenas a estrutura que comporta o elevador e o hall social, localizados no centro do living.

“Criamos uma grande caixa de madeira nesse espaço para que ele passasse a abrigar a adega retangular com cerca de 4 . Assim, ela ficou totalmente integrada com os ambientes de convivência, de onde é possível apreciar as garrafas iluminadas”, explica a arquiteta Clara Reynaldo, responsável pela solução, desenhada em parceria com a EDR Adegas Climatizadas.

O local tem capacidade para 400 garrafas e a temperatura é mantida entre 14 e 16 °C. Além disso, a estante possui diversos tipos de nicho para acomodar as garrafas inclinadas em 30 graus ou deitadas. Ao fundo, o espaço inclui uma bancada para abrir as garrafas e manter o vinho no decanter.

Continua após a publicidade

As paredes de dentro, o forro e a parte interna da porta são de freijó. Do lado externo, usou-se MDF com acabamento gofrato cinza. O vidro é insulado incolor Low-E, de 21 mm, da Termosom (Foto: Divulgação)

Publicidade