3 ambientes retrô que vão lembrar a sua infância

Garimpar itens de época ou investir em acabamentos e acessórios inspirados no design e na arquitetura de décadas passadas traz personalidade à casa

Garimpar itens de época ou investir em revestimentos e acessórios inspirados no design e na arquitetura de décadas passadas é tendência e traz personalidade à casa. Inspire-se com projetos a seguir!

Sobradinho à moda antiga

A simpática casinha de vila que abriga o Estúdio Penha, onde trabalham oito arquitetos, foi agraciada com uma composição de azulejos dos anos 40 paginados em delicados florões azuis.

(Luis Gomes/Luis Gomes)

Além do revestimento, a entrada recebeu vidros canelados no basculante, luminária com cúpula bico de jaca âmbar e cadeiras com concha de plástico fabricadas pela Marfiarte desde os anos 60.

“Itens que possuem história incluem significado e conferem identidade à nossa casa”, acredita o arquiteto Vitor Penha.

Elementos preservados

As janelas, guarnições e os batentes de madeira das portas de um simpático apartamento de 1931 foram mantidos e recuperados.

“Pintei apenas parte das folhas de branco, um truque para mostrar o desenho desses elementos e deixar o ambiente mais leve”, conta o arquiteto e morador Marcel Steiner.

(Luis Gomes/Luis Gomes)

Ele também recuperou o taco de peroba e o paginou com o ladrilho hidráulico delimitando a cozinha – esta revestida com azulejos verdes dos anos 40. Na sala, mesa antiga da Forma e móvel inglês do século 19.

Da memória afetiva

A arquiteta Priscilla D’Attilio relembrou em seu novo lar alguns dos detalhes da casinha de vila em que morou durante a infância. E assim seu banheiro ganhou um item de destaque.

(Luis Gomes/Luis Gomes)

“No início, eu queria uma pia rosa como a original da casa onde vivi. Mas, quando encontrei o modelo verde, me apaixonei”, conta a arquiteta, que arrematou a peça em um depósito de louças.

Para completar o ambiente, Priscila incluiu um espelho bisotado (Ed Vidro), azulejos retangulares (Eliane) e ladrilhos hidráulicos (Vianarte).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s